quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As Medidas do Coração - Peça a Jesus hoje uma graça especial: medidas largas para perdoar; para desculpar as fraquezas dos demais; para crer com toda confiança(Lc 6, 36-38)

Que medidas você tem usado para com seus semelhantes? São medidas generosas, largas, ou ninguém jamais consegue preencher seus padrões e,  por isso, as críticas têm sido constantes em seus lábios? Jesus é claro: com a medida com que medirmos, seremos medidos. Não faça de tudo motivo para julgamentos precipitados ou palavras amargas. Espere; alargue as medidas do seu coração; aprenda a olhar para o outro com aceitação e, ao mesmo tempo, com esperança. Abrir mão de julgar ( e mutas vezes abrir mão de querer "consertar" a outra pessoa, para que ela fique "do nosso jeito") pode ser uma maneira de dar tempo para que as coisas mudem. Quando condenamos alguém, ainda que por coisas pequenas, estamos dando por encerrado algo que talvez Deus ainda queira transformar. Se desejarmos contar com a paciência de Deus a nosso favor, precisamos primeiro exercitá-la em benefício dos irmãos.

Peça a Jesus  hoje uma graça especial: medidas largas para perdoar; para desculpar as fraquezas dos demais; para crer com toda confiança. Talvez os sofrimentos da vida tenham tornado seu coração um coração apertado, que se amargura com as mínimas coisas. Saiba que você é capaz de alargar seu coração, pois o Espírito Santo, que é amor, pode ajudá-lo a amar mais, além do que você mesmo é capaz de imaginar.  Quando seu coração apertar, ferido por decepções e injustiças, clame socorro do Espírito do Senhor. Ele vai ajudá-lo a perdoar, orar e vencer os limites da mágoa. Essa medida renovada será então o campo onde se derramará a benção de Deus em sua vida.

Peçamos o auxílio do Espírito Santo para que nosso coração não seja sufocado pelas mágoas e condenações

Espírito Santo, vem sobre o meu coração neste dia. Em nome de Jesus, enche-me com o amor que vem do Pai e ajuda-me a ter medidas largas de tolerância e compreensão com meus irmãos. Afasta dos meus lábios toda a palavra precipitada de condenação e acusação. Faz-me acreditar na Tua obra, no coração daqueles que eu mesmo não consigo modificar. Faz que eu aceite os seus passos, o seu ritmo, as suas limitações, assim como o Senhor aceita e respeita o meu caminhar. Ajuda-me Espírito Santo,  a ter medidas largas de perdão, par que meu coração não se feche sobre lembranças doídas e ressentimentos antigos. Quero medir meus irmãos com uma boa medida e vê-los grandes, sem jamais diminuí-los com minhas palavras ou atitudes. Que eu saiba valorizar aqueles que o Senhor colocou em minha vida e que eles encontrem, em mim, palavras e gestos de perdão e encorajamento. Vem, Espírito Santo, em Nome de Jesus. Amém!

___
In. Basta uma Palavra . Pe. Antonio José

Nenhum comentário:

Postar um comentário