domingo, 27 de fevereiro de 2011

Terapia da Pornéia - Combate Físico (Jejum)

(...)
3) Jejum - segundo os Santos Padres, não é possível ceder ao espírito de fornicação sem antes ter caído no vício da gula. Nesse sentido, São Gregório Magno (540-604) chega a levantar a hipótese de um vínculo anatômico entre as duas realidades.

Além disto, restam ainda dois vícios carnais, quais sejam a gula e a luxúria. Para todos é evidente que a luxúria nasce a partir da gula, já que até mesmo na distribuição dos membros os genitais parecem estar ligados ao ventre. Por isto, quando um deles entra em desordem, o outro, sem dúvida alguma, é estimulado a transgredir.

Sejam quais forem as razões apresentadas da ligação entre gula e luxúria, é importante lembrar que o método utilizado pelos Santos Padres para a elaboração das suas regras ascéticas não foi teórico, e sim prático. De forma que os Santos Padres insistem: é impossível vencer a luxúria sem algum tipo de jejum ou abstinência.

Quem deseja vencer o demônio da fornicação com a gula e a saciedade, é semelhante a quem deseja apagar um incêndio com óleo.

No entanto, é evidente que não se trata de uma receita mágica. Quando abordamos sobre a gastrimargia, não é a fome, mas a atitude espiritual que conduz à superação da doença.
__
Pe. Paulo Ricardo, in "Um Olhar que Cura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário