quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Luxúria - Dois Aspectos da Terapia


O caminho terapêutico que desejamos trilhar tem dois aspectos que sempre devem estar em mente.

1) Aspecto negativo: O cristão não se reconhece plenamente sos seus instintos animais. Os nossos desejos carnais, por causa do pecado original, não estaõ emplena sintonia com a verdade sobre nós, com o sonho de Deus a nosso respeito. Trata-se, portanto, em primeiro lugar, de um combate. Temos consciência de que devemos sofrer e nos esforçar para que sejamos libertos da escravidão do sexo. E, uma vez adquirida esta liberdade, temos de perseverar na vigilância.

2) Aspecto positivo: Este combate, no entanto, não tem somente um aspecto negativo, pois ele dá um sentido fundamental à vida. Ao reconhecer nas próprias limitações a pobreza perante Deus e outros, é possível experimentar o amor-misericórdia. É neste amor que se encontra a origem da vida e de toda realização. O cristão sbe que não é melhor do que ninguém e sabe s ecompadecer das enfermidades alheias, para não se levar exageradamente a sério e se libertar das manis narcisistas...

E se não obstante seus esforços, encontra e reconhece ainda dentro de si a raiz do seu mal, não somente aceita a sua impotência, mas dela colhe realmente uma misteriosa presença da potência da Graça. A sua atitude, de fato,~não é a aceitação passiva e cômoda de quem não cohece uma tensão interior e está tranquilo na sua mediocridade, nem a raiva narcisista de quem - ai demim - se descobre débil e pobre, mas é a experiência grata e intensa de quem lutou sobretudo contra o seu egocentrismo e progressivamente se libertou dos seus sonhos (auto) perfeccionistas, dando sempre mais espaço livre para Deus, o três vezes santo; finalmente habitável por Aquele que pode fazer grandes coisas em quem se esvaziou do próprio eu, o Deus que é onipotente em quem experimentou a própria impotência.
___
Pe. Paulo Ricardo, in "Um Olhar que Cura"

Nenhum comentário:

Postar um comentário