sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Terapia da Pornéia


A Virtude da Castidade

A terapia da luxúria está intimamente ligada à terapia da gula e, junto com a avareza fazem parte das paixões mais grosseiras e primitivas. Por isso são paixões que devemos enfrentar antes de todas as outras. A virtude que se opõe à luxúria é a castidade, que é uma virtude para todos os cristãos: sejam para os solteiros, para os comprometidos com o celibato ou com o matrimônio. A castidade é a virtude que permite consagrar a Deus a capacidade de desejar e de amar. E esta é uma necessidade de todo cristão. Diante da doença da luxúria, a nossa atitude deveria ser de total confiança em Deus e completa desconfiança de nós mesmos. Esta confiança em Deus e desconfiança de si deveria ser aplicada também à nossa capaciadde de conhecer a verdade sobre a sexulaidade. No mundo afetivo-sexual, geralmente nos deparamos com armadilhas colocadas pr nossa afetividade e sexualidade feridas.

DOIS ASPECTOS DA VERDADE - Quando falamos de verdade da sexualidade, devemos levar em consideração que a palavra verdade pode ser compreendida a partir de dois pontos de vista: de Deus e do homem.

a) Verdade divina - Quando Deus pensa a verdade, Ele cria. Do ponto de vista de Deus, uma coisa é verdadeira se ela estiver de acordo com seu divino projeto. Antes da existência das coisas, Deus as pensou e este "pensamento" é a verdade a respeito da criação. Quanda uma criatura se afasta dessa verdade, ela stá necessariamente se afastando de seu próprio ser (morte).
b) Verdada humana - Quando o homem pensa a verdade, ele obedece. A verdade não é uma coisa que podemos projetar, inventar ou criar. O homem é uma criatura, por isto, se desejar conhecer a verdade, deverá humildemente mergulhar na scoisas, que já foram previamente criadas-pensadas por Deus.

Para as coisas serem verdadeiras elas precisam se adaptar a Deus; para o homem conhecer a verdade, ele precisa se adaptar às coisas. Porém, o pecado original, o ser humano desenvolve dentro de si uma tendência de ocupar o lugar de Deus.

A VERDADE SOBRE O SEXO - O homem com a pretensão de ocupar o lugar de Deus, emagina poder criar a sua própria verdade a respeito do sexo. Devido seu afastamenteo cada vez maior da verdade ontológica, termina por se destruir. O escravo da luxúria é como o homem que constrói sua casa sobre a areia, sobre uma "verdade" virtual, imaginária, fantasmática. Se desejamos construir a casa da nossa sexualidade sobre a rocha firme da verdade divina, temos que estar dispostos a acolher a verdade. O caminho mais fácil e seguro para descobrir a verdade sobre a nossa sexulaidade é a revelação ou da reflexão filosófica. O caminho da ética filosófica é possível, porque, se a filosofia for bem feita, ela irá sempre chegar às mesmas conclusões da revelação.
No próximo post: Dois Aspectos da Terapia
____
Pe.Paulo Ricardo, in "Um Olhar que Cura"

Nenhum comentário:

Postar um comentário