sábado, 31 de julho de 2010

Homens que não sabem amar...


Estava eu em um consultório médico, peguei a primeira revista que me surgiu à frente (Marie Claire). Vejam a matéria que eu encontrei... Transcreverei alguns trechos...
___________
"Toda mulher passou ou conhece alguém que tenha passado pelas mãos daquele tipo que faz de tudo para conquistar e depois simplesmente some — ou a troca por outra — sem dar explicação (...) Alguns, porém, por mais que queiram, podem apenas não conseguir amar. Ou, como diagnostica o especialista em relacionamentos amorosos norte-americano Steve Carter, podem ter fobia de compromisso.

(...) `Um homem com fobia de compromisso é confuso e confunde as mulheres. Ele vive dividido entre a necessidade de amar e um medo incontrolável de se comprometer. Sua confusão cria um padrão de comportamento tão claro quanto impressões digitais´, diz Carter em seu livro, Homens que não conseguem amar. Nele, Carter define esse perfil de homem com o que chama de “síndrome de perseguição/pânico”. `Isso quer dizer que ele empreende uma perseguição incansável até sentir que o amor e a reação da mulher o deixaram encurralado no relacionamento — eternamente. No momento em que isso acontece, sente o relacionamento como uma prisão que lhe provoca ansiedade; quando não, pânico total. Antes que a mulher saiba o que está acontecendo, o homem já começou a fugir do relacionamento, dela e do amor.´

(...) Medo de intimidade
A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de diversos livros, entre eles Mentes perigosas — O psicopata mora ao lado, também reconhece a existência desse tipo de homem que não consegue amar, um padrão de comportamento que ela chama de fobia afetiva. Nesse cenário, ela explica que o homem (...) sofre na verdade de um profundo medo de rejeição. `Muitas vezes a pessoa quer aquela relação, mas não consegue lidar com a intimidade´, diz. Mas como um homem com esse grau de insegurança seria capaz de se apresentar dono de si na hora da conquista? `Por serem profundamente inseguras, essas pessoas tendem a construir sua autoestima em cima de um personagem seguro, bem-resolvido, sociável. Mas temem constantemente que, com a intimidade, sua verdadeira identidade, sua fraqueza, seja descoberta e elas sejam rejeitadas. O que ela faz, então, é terminar o relacionamento antes de levar o fora que acredita que vai levar´, afirma Ana Beatriz.

“Esse tipo de gente não tem noção de sentimento, de compaixão”

(...) Casos extremos: a psicopatia leve Pode não ser fácil, mas esses homens que não sabem amar são capazes de aprender a se ligar a uma mulher, já que eles têm a noção de sentimentos. Entretanto, há casos extremos de homens que simplesmente são incapazes de amarCasos extremos: a psicopatia leve Pode não ser fácil, mas esses homens que não sabem amar são capazes de aprender a se ligar a uma mulher, já que eles têm a noção de sentimentos. Entretanto, há casos extremos de homens que simplesmente são incapazes de amar (...)

Nascem com um distúrbio, um erro no funcionamento mental que os torna incapazes de compreender sentimentos como empatia, culpa, remorso e amor. E a ausência desses sentimentos é o que caracteriza uma espécie bem mais nociva e perigosa de homens que não sabem amar: os psicopatas leves ou sociopatas. (...) agem friamente em benefício de seus interesses sem se preocupar na consequência de seus atos a outras pessoas. `No campo dos relacionamentos amorosos, um psicopata usa qualquer pessoa como um instrumento ou troféu que ele se orgulha em exibir´, diz Ana Beatriz. `São casos menos comuns do que os com outros tipos de deficiência afetiva, como a fobia ou a dependência afetiva da paixão, mas são também os mais nocivos.´ (...)

Nesse padrão de comportamento, o homem é aquele que se mostra amoroso, carinhoso e atencioso até conseguir o que quer. Ele faz de tudo para alcançar seu objetivo, que pode ser material ou a necessidade de posse (muitas vezes confundida com amor excessivo).

“Muitas vezes ele quer a relação, mas não sabe lidar com a intimidade”

Todo psicopata age num padrão de quatro etapas no processo de caça. Na primeira, ele estuda a vítima, conhece seus gostos, suas fraquezas. Ele em geral procura quem esteja fragilizado, porque é mais fácil de ser dominado. Uma viúva recente, uma mulher que tenha saído de um relacionamento difícil, que tenha perdido um ente querido. Enfim, alguém que ele consiga manipular. Depois de estudar a vítima, ele começa a fase da absorção, na qual já sabe o que a vítima quer e faz tudo para satisfazê-la, ganhando, assim, sua confiança e seu amor. É aqui também que começa o controle excessivo sobre ela, afastando-a dos amigos, do trabalho ou do que quer que seja que possa afastá-la dele e fazê-la desconfiar de suas intenções. O próximo passo é a exploração, em que o psicopata suga toda a energia psíquica e física de sua presa. Ele reestrutura a vida da parceira de acordo com seus interesses. É nessa etapa que a mulher mais sofre, segundo Ana Beatriz, porque começa a perceber que ele não era quem parecia ser, mas ainda não sabe que está dormindo com o inimigo. Acha que ele está infeliz e começa a fazer de tudo para agradá-lo com medo de perder aquele homem que tanto a ama. A última fase é chamada revelação e horror, quando o cara mostra o que realmente é. Em geral, ocorre porque o psicopata já esgotou suas possibilidades naquela relação e encontrou outra vítima, ou então já tem um domínio tão grande sobre a mulher que sabe que mesmo mostrando sua crueldade não irá perdê-la (...)

“ É realmente um homem que não sabe o que é amor. E nunca saberá.”

Como identificar um homem que não consegue se comprometer
No início... • Ele investe pesadamente e parece estar mais interessado em você do que você nele • Tem um histórico conturbado com mulheres, mas a faz acreditar que com você será diferente

• Faz tudo o que pode para impressioná-la: se tem dinheiro, gasta; se tem algum talento, o exibe; se é inteligente, mostra • Ele age como se precisasse mais de você do que você dele

Em pouco tempo... • As palavras e ações dele passam a ser cheias de mensagens ambíguas de uma hora para outra

Ele deixa claro que determinadas áreas importantes da vida dele, como amigos, família e trabalho, são “zonas proibidas” e exclui você de algumas ou da maioria delas • Foge dos eventos que incluam sua família e amigos e evita passar muito tempo com essas pessoas. É como se tivesse certeza de que alguém ali sabe alguma coisa negativa sobre ele

• Ele pode deixar pistas de que está interessado ou até mesmo saindo com outra mulher • Se estiver saindo com outra mulher, mente garantindo que você é a pessoa mais importante da vida dele (apesar de não demonstrar isso em gestos) • Apesar de tudo o que diz, nada muda: ele não deixa o relacionamento avançar ese recusa a falar sobre isso."
____
E você? Já teve a infelicidade de se deparar com um tipo desses??

Boa leitura! Refliiiitaaa!!

5 comentários:

  1. Oi Rô, bom dia.

    Puxa achei o artigo bastante interessante. Agradeço por envia-lo a mim também, mas além disto gostaria que me desse sua opinião sobre!! Você sabe o quanto respeito sua opinião, não sabe?
    Bjus
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo. Parabéns DRª!
    Pode ser tbem "Mulheres que nao sabem AMAR".
    Reciproco.
    Fica a vontade e pode enviar mais artigos!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Realmente este artigo caiu como uma luva para a situação que estou passando.
    Tudo bem que sabemos que ambos os sexos têm medo de se dar, de descobrir que errou mais uma vez...mas temos que tentar sempre. Se não encontrarmos esse ser que se ama e que pode nos amar, devemos perseverar e não desistir nunca, visto que Deus nunca desiste de nós!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Rô....
    Tenho um assim, embora pareça ser daqueles homens família, cria os filhos, tem generosidade, detesta brigas, pacífico, mas o um divórcio complicado arruinou sua capacidade de amar.....O pior é que não consigo esquecê-lo, mas sou consciente que um lado só não constroe uma relação....
    Adoreeei seu blog, to seguindo....
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu ja me deparei com um desse ele é exatamente o q o livro diz:Qndo ta saindo com outra mulher faz de tudo q eu saiba e tbm sabe q tem a pessoa nas mãos por isso não liga porque sabe q não ira perde-la e muitas caracteristicas q foram mostrdas ai no livro.

    ResponderExcluir