sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Virtude da Temperança



Ao abordarmos a Virtude da Temperança, a idéia nos remete à moderação na bebida, na comida e no sexo. Santo Agostinho nos legou em seus escritos que comida, bebida e sexo são realidades que alimentam a vida humana e possibilitam tanto a sobrevivência do indivíduo (comida e bebida) como a sobrevivência da espécie humana como um todo (sexo).1 Há que se ter cuidado... Essas forças que impulsionam à vida, ao desencadear as desordens (gula e luxúria) nos levam à morte. A gula e a luxúria nos desestrutura mais do que qualquer outra doença. É lícito que a bebida e a comida atuam na conservação do indivíduo, é óbvio que se deixarmos de comer e beber, morreremos. Da mesma forma que, se a humanidade deixasse de manter relações sexuais, deixaríamos de existir. É, exatamente, as tendências (mal administradas) de preservar a espécie humana que podem nos levar à morte. A gula não subsiste por si só, caso contrário alcançaríamos a temperança através de uma cirurgia do estômago ou de um inibidor de apetite. Estas técnicas auxiliam mas não subsistem à virtude da temperança. Se compararmos com um carro, o problema dos desastres de automóvel não será resolvido com a retirada do motor do veículo, esvaziando-lhe o tanque ou proibindo o motorista de usar o pedal do acelerador, pois é próprio da natureza do carro produzir movimento, energia cinética. O problema só poderá ser resolvido satisfatoriamente se esta energia for limitada pelo freio e direcionada pelo volante.2 É essa a proposta da temperança, ou seja, temperar a ordem dada às energias de vida que recebemos do nosso Deus, Todo Poderoso. É necessário que saibamos usar os temperos da vida para que ela não perca o sabor.
_____
1. Op. Cit. p. 61
2. Idem. p. 64

2 comentários:

  1. Minha amiga Rosarinha,
    Vc sempre surpreendendo a gente, no sentido positivo do termo. Este seu blog e lindo, maravilhoso e tem a sua cara, a comecar pelo texto " A Virtude da temperanca" e tambem a poesia da Clarice Lispector.
    Parabens, adorei o blog. Fico feliz por te-la como amiga, compartilhando com vc muitos sonhos, projetos, ideias, ideais e forma indingnada de confrontar com as injusticas.
    Abs e tudo de bom, tenha um otimo final de semana,

    Juacy

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga Rosarinha,

    Acessei seu blog e achei o mesmo muito lindo, a sua cara. Coloquei um comentario.
    Ate tentei copiar sua reflexao " A virtude da temperanca" para ser postado em meu site, mas nao consegui.
    Assim, se vc puder, envie-me copia de seu texto para que os leitores de meu site tambem possam ler esta reflexao profunda.
    Desejo que vc esteja sempre bem e cada vez melhor, com saude, paz, alegria, amor no coracao, com a mesma capacidade de indgnacao perante as injusticas!
    Que Deus esteja sempre ao seu lado, hoje e sempre.
    Bjs e um otimo final de semana,

    Juacy

    ResponderExcluir