terça-feira, 6 de maio de 2014

Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria


Maria, a obra prima de Deus

Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo, cuja posse e conhecimento Ele reservou para si. Maria é a Mãe admirável do Filho o qual quis humilhá-la e escondê-la durante a vida para favorecer a sua humildade. Para este fim tratava-a pelo nome de "Mulher" (Jo 2, 4: 19,26) como a uma estranha, embora no seu Coração a estimasse mais do que a todos os anjos e a todos os homens. 

Maria é fonte selada e a esposa do Espírito Santo, onde sõ Ele tem entrada. Maria é o Santuário e o Repouso da Santíssima Trindade, onde Deus está mais magnífica e divinamente que em qualquer outro lugar do universo, sem excetuar a sua morada acima dos querubins e serafins. Neste Santuário nenhuma criatura, por mais pura que seja, pode entrar, a não ser por grande privilégio.

Digo com os santos: a divina Maria é o Paraíso Terrestre do novo Adão, onde Ele encarnou por obra do Espírito Santo, para aí operar maravilhas incompreensíveis. É o grande, o divino mundo de Deus, onde há belezas e tesouros inefáveis. É a magnificência do Altíssimo, onde Ele escondeu, como em seu Seio, o seu Filho Único e n´Ele tudo o que há de mais excelente e precioso. Que grandes e misteriosas coisas fez o Deus onipotente nesta admirável criatura, segundo Ela própria é forçada a dizer, a despeito da sua profunda humildade: "O poderoso fez em mim grande coisas!" (Lc 1,49). O mundo não conhece estas maravilhas, porque é incapaz e indigno disso.

(São Luis Maria Grignion de Montfort) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário