segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Deus é inefável


O que és, portanto, meu Deus? O que és, pergunto eu, senão o Senhor meu Deus? "Quem é, pois, senhor, senão o Senhor? Ou quem é deus, senão o nosso Deus?". Ó altíssimo, infinitamente bom,poderosíssimo, antes todo-poderoso, misericordioso, justíssimo, ocultíssimo, presentíssimo, belíssimo efortíssimo, estável e incompreensível, imutável que tudo muda, nunca novo e nunca antigo, tudoinovando, conduzindo à decrepitude os soberbos, sem que disto se apercebam, sempre em ação esempre em repouso, recolhendo e de nada necessitando; carregando, preenchendo e protegendo, criando,nutrindo e concluindo; buscando ainda que nada te falte. Amas, e não te apaixonas; tu és cioso, porémtranqüilo; tu te arrependes sem sofrer; entras em ira , mas és calmo; mudas as coisas sem mudar o teu plano; recuperas o que encontras sem nunca teres perdido; nunca estás pobre, mas te alegras com os lucros; não és avaro e exiges os juros; nós te damos em excesso, para que sejas nosso devedor. Mas, quem possui alguma coisa que não seja tua? Pagas as dívidas, sempre que devas a ninguém, eperdoas o que te é devido, sem nada perderes. Mas, que estamos dizendo, meu Deus, vida da minha vida, minha divina delícia? Que consegue dizer alguém quando fala de ti? Mas ai dos que não querem falar de ti, pois são mudos que falam.
(Santo Agostinho, in Confissões. Livro I)

2 comentários:

  1. Por gostr de pessoas que acreditam e srm coerentes consigo mesmos sem acreditar nos mesmos pressupostos faz-me ser um fiel seguidor do teu blog, para lá de admirar a forma abnegada com que defendes o futuro do Brasil: as suas crianças. Não se deve deixar de dizer algo porque presumimos que a pessoa deve já saber..não deixar de ir a um lugar apenas porque talvez já não seja novidade..nem deixar de falar com alguém porque não aparenta ser alguém interessante..abdicar de fazer um carinho porque ainda há pouco tempo o fizémos..
    Por isso um beijo de afecto e admiração

    ResponderExcluir
  2. Professora, vamos combinar? Entre uma aula e outra de Direito da Criança e do Adolescente, que tal uma aulinha de FÉ?? Estamos precisando "Fortaleza". Como diz a senhora "lindo dia! intemasvê!" (rs)
    Denise (UFMT)

    ResponderExcluir