quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Quando Jejuar


Que os vossos jejuns não concidam comos dos hipócritas. Eles jejuam no segundo e no quinto dia da semana. Vós, porém, jejuai no quarto dia e no dia da preparação (ou seja, na quarta e na sexta-feira)1
Começamos lembrando que o ato de jejuar ou de se abster de alimentos às quartas e sextas-feira não é uma invenção dos rigores jansenistas.2 Antigamente, o jejuar significava se restringer dos alimentos nos rigores jansenistas. De acordo com Pe. Paulo Ricardo, o jejum é distinguido de duas formas, conforme os Santos Padres do Oriente:
a) Monofagia - o fato de fazer apenas uma refeição ao dia, geralmente em um horário tardio - é o que no Ocidente chamamos propriamente de jejum (ieiunium)
b) Xerofabia - que significa ao pé da letra "comida seca"; consiste em se abster de certos almentos mais substaciosos ou saborosos - no Ocidente, abstinência (abstintentia) 3
Os Santos Padres nos recomenda que tenhamos moderação e perseverança. O jejum moderado é mais saudável do que àquele praticado com excessos, as nossas atitudes extremistas não nos faz bem, ao contário, nos prejudica. A nossa mente perde a sua energia em virtude da falta de alimentos, e, consequentemente nos cansamos mais rapidamente no ato da oração. O nosso corpo quando se sente extremamente cansado, nos leva à sonolência. De igual forma, o excesso na comida torna a nossa mente pesada, impedindo-a de orarmos a Deus de forma espontânea.
A palavra é Temperança...
_______
1. Op. Cit. p. 70
2. O Jansenismo é uma heresia do século XVII. Conhecido pelo seu rigor ascético e pleo pssimismo a respeito do ser humano.
3. Op. Cit. p. 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário