segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A Roda das Transformações

Nesse mundo-escola não cabe o ideal, cabe o possível. Buscar aqui a perfeição ideal é quimera que faz sofrer e causar sofrimento, por ser impossível, pois não aceitamos, em profundidade, a nós mesmos e rechaçamos a realidade alheia, já que, em geral, nós a vemos ainda mais imperfeita. 

São raros os seres que admiram, sinceramente, as qualidades alheias, sabendo separar e compreender que ao lado do vício também há virtude e vice-versa.

Regra geral, porque idealizamos tudo e todos; queremos oito ou oitenta.

Ou a criatura é perfeita ou é imoral; se for perfeita, a mais leve escorregadela basta para lança-lá na conta de moral, esquecidos de que, sobre a Terra, encarnamos e reencarnamos tantas vezes quantas forem necessárias, para construir em nós a perfeição relativa ao grau de desenvolvimento espiritual que ela comporta, e no qual o ideal pleno, a perfeição absoluta, não é possível. 

Por aqui andamos buscando nos descobrir, saber quem somos; conhecer-nos, saber como  funcionamos e, com esse conhecimento, desenvolver em nossas personalidades o equilíbrio e os caminhos para uma futura unidade interior. 

Precisamos abandonar condutas e visões extremadas.

Não conheço ninguém, eu mesmo nunca consegui manter uma conduta única; nós oscilamos entre esses extremos, somos capazes de ambos e o fazemos, às vezes, juntos: rimos e choramos na mesma hora; sentimos prazer na dor e dor no prazer; vivemos em paz desde que nada nos agaste, ninguém nos incomode, pois aí a cólera mostra que tem casa dentro de nós. 

Ser perfeito como Deus. Será possível? 

Jesus usava com freqüência uma linguagem forte para chamar a atenção. Talvez Ele quisesse dizer apenas dizer que devemos ser criaturas cheias de amor, afinal, Deus é amor em plenitude e abundância.  O amor liberta, quando bem entendido e vivido. É o sentimento capaz de nos conduzir da dualidade à unidade, de dosar e transformar nossos extremos em caminhos do meio.

Foi isso, Senhor, que quiseste dizer? Estou  no caminho certo? É correto pensar que o amor é o sentimento  que irá clarear e iluminar meu íntimo, que de dará equilíbrio...?

(In, O Quarto Crescente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário