quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Somos Gaurdiães do todo

Uma vez que o conjunto da humanidade é uno e indivisível, cada membro da raça humana nasce neste mundo como um guardião do todo. (...) Por um lado, é preciso proteger as expressões culturais contra o estrangulamento causado pelas influências materialistas que hoje predominam. Por outro, as culturas devem ser capazes de interagir umas com as outras dentro dos padrões de civilização em constante mutação, livres de qualquer manipulação para fins políticos sectários.

A luz dos homens é a Justiça. Não a apagueis com os ventos adversos da opressão e da tirania. O propósito da Justiça é o surgimento da unidade entre os homens. O oceano da Divina Sabedoria encapela-se nesta palavra excelsa, embora os livros do mundo não possam conter Sua significação interior. (Baháú´lláh)

O princípio da Unidade do Gênero Humano representa a consumação da evolução humana - uma evolução que teve seus primórdios no despontar da vida em família, seu desenvolvimento posterior ao alcançar a solidariedade de tribo -, a qual, por sua vez, levou à constituição da cidade Estado, cuja expansão subsequente resultou na instituição das nações independentes e soberanas.

A visão da Justiça, que temos visto ser distorcida ao longo dos séculos, também parece estar em processo de mutação. Entre os desafios para o século XXI entesoura para esta e para as futuras gerações, podemos rever as lições do humanismo, do positivismo de Comte, da filosofia de Sartre e também das vertentes espiritualistas e místicas que sinalizam o renascimento de um novo ser humano.

A busca da felicidade volta a ser a meta atual. Vislumbra-se alguns sinais de mudanças - sinais muito promissoras - de que podemos estar diante de um novo renascimento.

(...) Imaginemos, agora, um mundo com todas essas transformações me sua plenitude! Apesar de estarmos vivendo as dores do parto deste novo tempo, ainda não nos apercebemos disso inteiramente. Não obstante, de maneira inexorável, seguimos rumo a um belo destino, não importando que temores e retrocessos tenhamos de enfrentar, ou mesmo que o desânimo vez por outra venha a recair sobre nós. A verdade é que somos uma geração forjadora de uma idade áurea, inigualável, única, anseio e meta de passadas gerações.

Com efeito, os próximos anos serão repletos de novos indícios e, então, veremos que a inescapável missão dessa geração de governantes e governados, igualmente, não é outra que o estabelecimento de um novo patamar de relações internacionais dentro do conceito (Bahá´ú´lláh) de que "a Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos".
__
In, Direitos Humanos: conquistas & desafios.
__
Linda semana a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário