sábado, 1 de outubro de 2011

Relacionamento de casal: dúvidas e certezas


Não há pessoas que não tenha dúvidas e "certezas absolutas" sobre como agir dentro de seu relacionamento afetivo. Às vezes, essas dúvidas e certezas são inócuas, às vezes constituem interferência negativa. Nós trazemos para os nossos relacionamentos tudo o que aprendemos em nossas experiências anteriores. O "pacote" com nossas "aprendizagens" contém maneiras de compreender as atitudes do outro, valores da vida, conceitos para avaliação de comportamentos ou sentimentos, dentre outras coisas. Os itens desse "pacote" podem influir negativa ou positivamente na qualidade de vida de um casal. Dentre outros, abaixo estão alguns pontos, conceitos ou afirmações relevantes:


*Discordar sobre um assunto ou uma determinada atitude não é em si um problema. A dificuldade ocorre quando se lida mal com a divergência ou mesmo com a convergência de opiniões. Uma boa conversa sempre ajuda em qualquer um dos dois casos. É essencial saber porque alguém discorda ou concorda com nossas idéias. Por outro lado, sempre vale lembrar que pensar diferente de mim não é pensar nem certo e nem errado, é apenas diferente de mim.


Eu não sou e nem posso ser o (a) dono (a) da verdade.


*Ninguém tem bola de cristal, portanto não dá para adivinhar pensamentos, sentimentos, intenção ou os motivos de alguém. Não dá para ler os pensamentos de outra pessoa. Consequentemente, fazer qualquer afirmação sobre o comportamento do outro, sem antes perguntar, pode ser tão verdadeiro quanto acreditar que o mágico cortou uma pessoa ao meio e depois emendou novamente.


*Uma verdade de ontem pode ser a "idéia errônea" de hoje. Verdades do tipo "se eu abrir mão hoje, ela (e) abusará sempre de mim" ou "não deixo mesmo a batata assar" ou "se eu disser o que penso, ela (e) não gostará mais de mim", etc., podem apenas ser uma percepção errônea da realidade. Não é porque algumas vezes elas foram corretas, que serão também corretas todas as vezes seguintes. Sempre é bom analisar o acontecimento do momento antes de fazer afirmações sobre eles. Erra-se menos.


*Não brigar pode ser entendido como viver bem. Brigar não pode ser entendido como viver mal. Pode ser que esteja ocorrendo uma indiferença de sentimentos, ou apenas uma dificuldade de comunicação.


Seguramente, existem infindáveis aspectos a serem considerados para um casal melhorar seu relacionamento. Este texto é apenas um ponto de partida para uma reflexão sobre eventuais dificuldades entre parceiros.
___
(Vera Otero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário