segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Descoberta do Novo Mundo

Estranhamento



Segundo Levi Strauss, os homens da Renascença, ao estudarem outras culturas, desenvolveram um método intelectual que pode ser denominado técnica do estranhamento.

Estranhamento significa perplexidade diante de uma cultura diferente. Essa perplexidade implica reconhecer que algo, antes considerado natural, passe a ser problemático. Assim, o encontro de culturas distintas e distantes pode provocar um novo olhar sobre si mesmo e sobre os hábitos, práticas ou costumes antes considerados evidentes. Acima de tudo, permite reconhecer que existem outras culturas, que o homem é dotado de uma extraordinária aptidão para inventar diferentes modos de vida e formas de organização social. A variedade de culturas introduz diferenças entr os seres humanos, mas também permite reconhecer algo comum a todos - a extraordinária capacidade de elaborar costumes, cranças, línguas, instituições, modos de conhecimento -, que aponta para uma humanidade plural.

A gênese da reflexão antropológica depara-se com esse fenômeno, que é a diversidada de culturas. Para Laplatine, o contato com os povos das terras descobertas provocou, na Europa, o aparecimento de duas ideologias: _o fascínio pelo estranho (enaltecer a cultura das sociedades primitivas e censurar a cultura europeia; - a recusa do estranho (censurar e excluir tudo o que não seja compatível com a cultura europeia. Os desdobramentos e repercussões dessas ideologias na sociedade europeia mostram de forma indubitável as conexões entre antropologia e direito.

__

Assis & Kümpel, In Antropologia Jurídica

Um comentário:

  1. #Encantamento... A leveza do texto e a complexidade das ideais.. Simples assim!

    ResponderExcluir