quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não deixe o perfeccionismo destruir você...




Evite perder sua saúde por manter atitudes perfeccionistas.

Muitos de nós somos perfeccionistas. Ou seja, queremos fazer o certo com exagerada preocupação em não falhar em nada. O sábio Rei Salomão disse: "Não sejas demasiadamente jsto, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?" (Ecle.7:16). Ou seja, nos extremos está o desequilíbrio que pode matar, senão a vida física, com certeza a liberdade da pessoa ser natural. Uma pessoa perfeccionista sente a necessidade de não cometer erros todo o temo a fim de que nã chamem a atenção dela nunca. Ela teme muito que descubram algum erro seu. E, geralmente, se pune por ter cometido falhas, mesmo antes que outras pessoas façam algum comentário negativo sobre ela. Por que alguém se torna tão perfeccionista? Uma das razões tem a ver com sentimentos de abandono que a pessoa nutre desde a meninice ou juventude quando havia em sua família alguma situação afetiva que promovia a negação de sentimentos, a repressão das emoções, quase que uma proibição de expressar sentimentos, incluindo zanga, discordâncai de idéias, medo, insatisfação, desejos pessoais, etc. Muitas crianças quando cometem erros normais da idade, recebem críticas do smais velhos como se tivessem que ser adultas precocemente e saber tudo. Adultos quando não estão bem consigo mesmos, podem explodir com ira diante de uma criança que faz alguma queixa justa. Mesmo quando uma criança comete um erro, ou faz uma travessura, as formas como os pais reagem para com ela podem ser exageradas e até pior do que o que ela fez. Algumas coisas que podem ajudar:


a) Pare de ficar chato consigo mesmo exigindo perfeição demais. Isto não significa tornar-se irresponsável. Significa permitir-se relaxar.


b) Não precisa pensar ou fazer dez coisas ao mesmo tempo para agrdar a todos.


c) Evite ficar querendo adivinhar o que poderá agradar os outros.


d) Acabe com as atitudes de agradar a todos o tempo todo custe o que custar. É impossível fazer isto e não perder sua saúde. Você tem direito de dizer algo como: me dê algum tempo para pensar nisto? Não posso dar minha resposta final agora. Mais tarde eu lhe digo o que decidi. Não tenho certeza. Não sei, etc.


e) Não se preocupe em ter qu eexplicar seus motivos para uma pessoa explosiva que não pensa com sensatez, que não consegue escutar o que você tem a dizer.


Temos o direito de ser quem somos e a responsabilidade de procurar crescer no nosso ritmo em direção a ser uma pessoa melhor.



Sem exageros perfeccionistas...

___

(In, PortalNatural, recebido via e-mail)

Um comentário:

  1. Amada, quanto tempo hoje consegui. Quantas saudades em compartilhar do seu blog, por isso digo hoje consegui. Perfeccionismo, excelente o que está escrito. Amei, mais uma vez me lembro do "Côncavo e do Convexo", só vc. entende esta expressão. Senti falta de algo, vc. já deve saber o que é. Caminhe seus pensamentos em junho. Agradeço por tudo que a mim dedicas. Senti saudades, você sabe de que, pois sempre fiz juz ao que me é dedicado. Continue princesa, você é especial. Bjs. sua prima que muito a ama.Jô.

    ResponderExcluir