sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A verdade sobre amor e violência


Se você é vivo, provavelmente já ouviu falar daquelas histórias onde uma pessoa diz que é violenta porque ama, não é mesmo? O que acha disso? Alguém que usa de violência pode dizer que o faz por amor? É injusto? Mentira? Falsidade? Psicose?

A gente sabe que o número de pessoas que age assim não é pequeno, e mesmo com tantos avanços sociais e científicos, a violência ainda está longe de ser extirpada, inclusive a doméstica. Pense em alguém que agride fisicamente a pessoa que ama. Essa pessoa deixou de amar no momento da agressão? Ela sequer é capaz de amar? Algumas pessoas dirão que não, que essa pessoa nunca amou, porque ela usou de violência. Não concordo com isso. Defendo uma idéia muito particular.

Nós somos aquilo que o nosso meio permite que sejamos. É possível sair das garras do condicionamento social e da criação, mas não sem força de vontade e a busca constante pelos nossos novos horizontes. A maioria das pessoas, mesmo querendo, está cega pela sua própria cultura, pela maneira como foi criada e pelas informações valiosas que seus pais e seu sistema de educação lhe deram.

Alguém que sustenta o seu amor com base em violência ainda não amadureceu o suficiente para descobrir a plenitude de uma comunicação clara, objetiva, de ouvir o próximo e de compreender a maneira do outro. Essa violência pode chegar a níveis socialmente doentios, portanto é importante entender o seu próprio limite ao lidar com alguém assim.

Quando alguém diz que é violento porque ama, essa pessoa não está mentindo. É uma particularidade dela. Para você, é tão importante proteger-se dessa violência quanto ensinar diferentes linguagens do amor para quem é violento.

Para ensinar, não basta sair falando de qualquer maneira. É importante compreender profundamente essa pessoa, para que você entenda exatamente como operar na construção desse mundo novo. O processo pode ser lento ou rápido, vai depender somente da sua perspicácia e da sua dedicação.

Um outro aspecto importante é: afinal, o que é o amor? Quem somos nós para afirmar com veemência que outras pessoas não sabem amar? Essas pessoas diriam que nunca souberam amar? Certamente que não. Portanto, nunca diga que alguém que é violento não sabe amar. Essa pessoa certamente não concordaria contigo. São apenas parâmetros diferentes de existência.

O mais importante é saber que, uma vez que a pessoa violenta finalmente entenda os benefícios da comunicação, você pode transformar seu cotidiano em algo absolutamente diferente.

(In, Espalhe o Amor)

4 comentários:

  1. Posso estar errada e até gostaria de ser mais humana em determinadas situações. Como jornalista percebi que a pessoa violenta só entende uma linguagem: a da punição. A única forma de detê-lo é denunciando.

    ResponderExcluir
  2. Querida,esse texto me levou às situações que as "minhas" crianças e adolescentes vivem...Repetem com a sociedade o que a sociedade faz com eles... lindo dia! intemasvê!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Rosarinha
    Os três desejos de Alexandre...
    Quando, à beira da morte, ALEXANDRE, O GRANDE convocou os seus generais e relatou seus três últimos desejos:
    1 – Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos melhores médicos da época;
    2 – Que fossem espalhados no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas…)
    3 – Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
    Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou: Quais as razões. E Alexandre explicou:
    1 – Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte.
    2 – Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem.
    3 – Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos…
    Pense nisso!
    Atenciosamente,
    Warllen M. Alves

    ResponderExcluir
  4. Warllen querido! Fantástico!!! Que todos possamos assimilar essa lição. Linda noite!intemasvê!

    ResponderExcluir