quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tengu - (天狗, "heavenly dogs") are a class of supernatural creatures found in Japanese folklore, art, theater, and literature.



O coração do homem, em sua origem, não é mau. Deixando-se conduzir pela própria natureza, em vez de ser seduzido pelas paixões e pelos prazeres, seu espírito se libera das tristezas e ele se vê livre de obstáculos diante das coisas. Por isso, há palavras orientadoras para quem estuda que o conduzem a partir do alto de sua Grande Origem. Tais como as que profere Ta Hsuen: ‘O caminho do Grande Ensinamento consiste na manifestação da brilhante virtude’; ou as de Chung Yung: ‘Denomina-se caminho, seguir a própria natureza.” Contudo, os erros cometidos por um coração enredado em paixões, em sua maioria, são muito profundos. E não se pode simplesmente retornar diretamente à clareza de sua natureza própria. Por isso, deve-se proceder da seguinte maneira:
Ensinar aos homens como chegarem a ser capaz de julgamento e de um maior discernimento, de sentimento sincero e de um coração leal.
Ensiná-los a adquirir autoconhecimento e autodisciplina, empregando-os então sobre a base sólida da prática, isto é, levá-los à maturidade da técnica. Quando, diante do adversário, o homem se esquece da vida e da morte, esquece o inimigo e se esquece de si mesmo, quando seus pensamentos estão imóveis e a consciência se liberta das agitações, quando, espontâneo, ele se abandona ao fluxo natural de suas próprias sensações, então, ele também se liberta na mutação de cada situação e em suas reações. Pode ser também que a forma se dissolva como poeira ao encontrar-se ele entre numerosos oponentes, vibrando golpes e estocadas em todas as direções. Não se verifica o menor desvio, pois o fluido está concentrado e o espírito, sereno. Nesse momento, não há caminho que se possa percorrer diretamente sem pagar pedágio. É preciso ensaiar a técnica, treinar o próprio fluído e condicionar o coração.

Enquanto não lograr o amadurecimento dessas faculdades mediante esforços difíceis, o homem não chegará lá....

Quando o coração se liberta das irritações, o fluido torna-se harmonioso e pacifico, pois então ele esta cheio de vida e livre, desprovido de formas rígidas. Sem utilizar força, ele é naturalmente forte. O fluido assume uma forma tão logo se busque refúgio no menor dos pensamentos. E o adversário golpeia aquilo que tomou forma.
(Reinhard Kammer. O Zen na Arte de Conduzir a Espada)
_________
Enviado pelo meu mestre em 太極拳 - Fabiano D. de Arruda

Um comentário:

  1. ora, ora, a minha nobre colega de filosofia pratica tai chi...por isso o "piqui" (brincadeira colega, te admiro muito)
    Eu, seu fã (já sei que quando chegar na faculdade, vai me dar o maior estouro, rs)
    intemasvê (plágio doutora)

    ResponderExcluir